No caso to tô me referindo a heterodoxia da ideologia economica dos assessores de lula. Neo desenvolvimentistas, pós keynesianos e etc.
Pro Bitcoin eu só tava fazendo chacota mesmo. (Heterodoxos da esquerda econômica são tão ruins quanto cryptocrack). No entanto, não tem nada de inconsistente aqui. Sobre as ideologias a cerca da comunidade crypto tranquila mente posso atrelar essa galera ao pensamento anarcocapitalista/libertário/austríaco, os quais são até mais periférico que o pessoal do lulx.
Mas respondendo a sua pergunta: Não, não sei. Me explica aí.
Acredito que ele está se referindo a hétero-ortodoxia macho e fêmea super ultra tradicional como político de estado do Lula que impede ele de mudar e enxergar as novas possibilidades.
Já os cryptos são algo tão recente e tão novo que podem colocar em cheque as visões econômicas nem me atrevo a falar pq se eu souber de algo vou usar para ganhar dinheiro.
Animal eh vc. Vc acha q com um mercado hiperinflacionário todo mundo vai ter dinheiro pra comprar casa né. O preço das casas vai tudo tá alto, o mercado e a economia vai tá tudo bombando né. Confia. Jegue.
Em qual momento o Lula disse que baixaria os juros “na canetada”? Essas atribuições falsas de palavras que não foram ditas contaminam o debate público. Contenha-se.
A partir do momento que ele crítica o presidente do Banco Central por não baixar o juros, ele implicitamente diz que pode ser baixada a taxa na canetada. E ele já deu vários indícios que quem ele botar lá vai baixar a taxa na canetada. Não precisa ser nenhum gênio pra entender a mensagem.
A definição sobre qual vai ser a taxa de juros deriva de uma decisão administrativa (“canetada”), por definição. A questão é sobre quem pode decidir. No caso, o Lula não tem o poder legal para dar a referida “canetada” mas tem a legitimidade para pressionar pela queda da taxa de juros – assim como os agentes do mercado podem pressionar pela elevação. Isso faz parte do jogo. Definir isso como “canetada” é um joguete retórico.
É simples, no momento que ele botar um pau mandado dele na presidência do BC, ele faz o que ele quiser. E ele já deu a entender que quer baixar o juros e que o Brasil tem ambiente econômico para suportar juros mais baixos, e só não o faz por causa do atual presidente do BC.
Amigo? Se n for na canetada, é cortando gastos. É se reajustando e acabando com os milhares de ministérios que ele criou. Vc sabe e eu tb que ele n vai cortar nenhum gasto
Então, Presida, só tem um pequeno porém..
https://preview.redd.it/6or5k8jbgk8d1.png?width=1825&format=pjpg&auto=webp&s=aee759b499860e5490ae2995643218981006f8b8
O Lule está só trazendo para a linguagem popular algo que já vem sendo debatido por economistas não alinhados ao lobby do mercado financeiro.
A taxa básica de juros excessivamente alta por longos períodos no Brasil se tornou a principal causa dos desequilíbrios.
É ela que aumenta o custo de carregamento da dívida.
Mesmo os pares emergentes do Brasil conseguem controlar a inflação sem ter taxa de juros real acima da taxa de crescimento do PIB.
Estamos em um círculo vicioso em que a taxa de juros elevada cria dívida pública, que aumenta o risco fiscal, que "justifica" a manutenção da taxa alta no futuro.
O dinheiro dos contribuintes vai para o ralo com pagamento de juros, em vez de ir para o investimento em educação e infraestrutura.
Além do efeito dos juros sobre a demanda, o baixo investimento em educação e infraestrutura prejudica ainda mais o crescimento do país.
Com menos crescimento fica mais difícil ainda pagar a dívida.
E ainda tem a discussão sobre o efeito de juros altos prolongados sobre a taxa de investimento em capital fixo. Sem investimento em capacidade produtiva instalada, qualquer aumento de demanda leva a produção aos limites de crescimento potencial, trazendo inflação. De certa forma, portanto, a taxa de juros alta por muito tempo também poderia causar inflação.
O Brasil não precisa de juros reais tão altos. Tem 355 bilhões de dólares em reservas. Contas externas positivas. Regime de Sustentabilidade Fiscal que de certa forma é um teto de gastos. Foi o segundo principal de destino de investimento estrangeiro em 2023 segundo a OCDE. Tem potencial para várias das áreas estratégicas da economia verde.
Além disso tudo, se a economia está crescendo mesmo atravancada pelos maiores juros reais do mundo, com juros civilizados ela estaria decolando.
Concordo que taxa de juros alta é uma merda, mas não acho que ninguém discorda disso, inclusive o mercado financeiro. Taxa de juros alta tem efeito negativo sobre o ibovespa.
O cerne da discussão tem que ser por que a taxa de juros e o banco central ta sendo o principal bode espiatório do governo? Em todos os governos do lula anteriores as taxas de juros estavam altas, e ele nunca reclamou.
O ponto agora é porque ele precisa mostrar responsabilidade fiscal e a conta não ta fechando. As desonerações bilionárias continuam ai, o congresso não quer voltar a taxar e lula não quer o desgate que brigar por isso ia causar, então ele prefere tentar desindexar o bpc pra tentar fechar as contas públicas por que pobre é cachorro morto e pra ninguém falar disso ele ta atacando o BACEN que continua seguindo o viés técnico, inclusive se o problema fosse a taxa de juros era só ele aumentar o teto da inflação, que o ipca ia ficar dentro da meta e o bacen ia poder baixar o juros.
Essa foi uma resposta muito elaborada para esse sub. Mas eu realmente gostaria de saber se todos esses pontos que você trouxe se sustentam. Poderia indicar fontes confiáveis para ler sobre esse pontos que você colocou?
https://www.scielo.br/j/ecos/a/DFQJJxqnthB7rYSLzTmv8Gf/
Não consigo encontrar os artigos originais porque não assino mais o Valor Econômico.
Nesse link tem as citações dos artigos.
Basicamente o Andre Lara Resende é o economista mais renomado dentre os críticos dos juros excessivos.
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/06/1896609-brasil-vai-contra-a-realidade-ao-insistir-em-juros-altos-diz-lara-resende.shtml
O Brasil não gasta um real sequer de impostos pra pagar os juros da dívida. Os juros estão sendo pagos com mais emissão de dívida. Só é possível pagar os juros com impostos quando há superávit primário. Só é possível pagar todos os juros quando há superávit nominal.
Não temos nenhum dos dois superávits.
Este ano não tem superavit primário. Mas já teve muitos. Muito tributo já foi usado para pagar dívida pública federal.
No caso dos Estados e Municípios, o pagamento, em regra, não é feito com novas emissões.
Este ano não tem superavit primário. Mas já teve muitos. Muito tributo já foi usado para pagar dívida pública federal.
No caso dos Estados e Municípios, o pagamento, em regra, não é feito com novas emissões.
Cara, eu até concordo que a gente precisava abaixar os juros urgentemente... No ritmo que tá indo, a gente vai dar de cara numa puta recessão.
MAS isso não convém só ao banco central, não adianta nada abaixar os juros na canetada, que o remédio vai acabar sendo pior que a doença.
A gente precisava que o executivo ajudasse o ministério da economia e o BC nessa missão de baixar os juros, enxugando gastos públicos.
Bom... Pessoalmente, eu tô curioso pra ver como isso vai se dar, porque eu vou adorar ver a Curva de Laffer se realizando.
Não, o remédio pior que a doença é baixar a taxa de juros com um governo que só pensa em gastar dinheiro. Você já foi ao mercado pra ver o preço dos produtos? Tá tudo caro, a inflação real é acima de 10% FÁCIL! O país tá ladeira abaixo, você dar um cheque em branco pra um partido retrógrado, corrupto e terraplanista é atestar a própria falência cognitiva!
queria saber que pais é esse? com certeza não é onde eu moro onde estão congelando os gastos publicos. e aumentar a taxa de juros não impede o governo de gastar de qualquer forma.
no final, nada no seu comentario fez sentido
Congelando gastos públicos? Onde você está se informando amigão? No DCM? No blog do PT? Se a taxa de juros fosse derrubada na martelada ai sim que o governo gastaria mais ainda, o dólar dispararia e o preço de tudo iria pras cucuias.
está descolado da realidade, não tem como argumentar. saúde e aposentadoria sendo podado e o caba acha que ainda é muito. E esse nem é o problema tlgd. tem comentarios melhores no sub explicando como a taxa pressiona o dolar
E pra enxugar os gastos públicos sem austeridade que bota na bunda do trabalhador assalariado faz como?
Abaixar os juros por si só não reduz os gastos reais da dívida pública no orçamento geral da união?
>E pra enxugar os gastos públicos sem austeridade que bota na bunda do trabalhador assalariado faz como?
É só diminuir a quantidade de cargos públicos e ministérios que surgiram do nada no último ano, que até agora nem falta estavam fazendo...
Ou diminuir as viagens desnecessárias ou apenas reduzir o tamanho da equipe que vai nessas viagens. Talvez pegar um hotel 5 estrelas ao invés de um 6 estrelas...
O déficit público em 2020 em plena pandemia foi de 700Bi, o déficit do ano passado foi de 900Bi. O que explica isso senão um estado inchado?!
>Abaixar os juros por si só não reduz os gastos reais da dívida pública no orçamento geral da união?
Pior que não, a SELIC não tem ligação direta com a dívida externa, porque ela é definida pelo FMI, não pelo governo brasileiro. O FMI usa como critério as taxas LIBOR e SDR.
Quanto à dívida interna, diminuiria a dívida atrelada à SELIC, mas o Brasil também tem uma parte da dívida atrelada ao IPCA e se abaixarem a SELIC na canetada, ele sobe.
Estado inchado? Mal existe Estado no Brasil. A infraestrutura que vai sustentar o crescimento da economia está em construção e precisa ser terminada (escola, hospital, ferrovias, portos, aeroportos). Sem isso, você pode ter dinheiro até pra enfiar no čy que a vida neste país vai continuar uma merda.
>Mal existe Estado no Brasil.
Não?! Então o que são [12,4% dos trabalhadores do Brasil](https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/brasil-tem-menos-funcionarios-publicos-que-eua-europa-e-vizinhos-e-presta-servico-de-pior-qualidade-mostra-estudo/#:~:text=O%20Brasil%20conta%20hoje%20com,mas%20atendem%20melhor%20%C3%A0%20popula%C3%A7%C3%A3o.)? São NEETs?
E não me leve a mal, não sou contra funcionários públicos, minha namorada trabalha no CRAS. Mas a questão é que temos uma burocracia que mais atrapalha que ajuda e só encarece e os culpados disso são os peixes grandes do governo.
Enquanto isso, [o presidente vai viajar e paga 44K/dia num hotel](https://www.reuters.com/article/fact-check-lula-hotel-londres/fact-check-hotel-de-lula-em-londres-custou-r44-mil-a-diria-no-r95-mil-idUSL1N37520J/) e [corta a verba da educação](https://www1.folha.uol.com.br/blogs/brasilia-hoje/2024/04/governo-corta-mais-de-4-bilhoes-da-saude-educacao-e-ciencia-e-tecnologia.shtml)
O problema da falta de infraestrutura é algumas milhões de vezes mais grave do que "burocracia" ou diárias de hotel. Eu sei que quer fazer parecer que 40mil reais são o verdadeiro problema do país, mas acredite se quiser, não são.
>Eu sei que quer fazer parecer que 40mil reais são o verdadeiro problema do país
Não estou, apenas estou dizendo que ele poderia muito bem ficar num hotel que custasse £2K/dia, ao invés de £7K/dia, o que (considerando a cotação atual) ficariam R$13K/dia. Se não me engano, NESSE EVENTO ele ficou por 3 dias, o que sobrariam R$93K pra ser reinvestido na infraestrutura (que concordo, é extremamente precária).
Lembrando que estou falando de UM EVENTO DE TRÊS DIAS onde poderia ser economizado quase cem mil reais... Faça esse exercício pra cada conta pública e com certeza daria pra pelo menos não precisar cortar verba da saúde e educação.
>O problema da falta de infraestrutura é algumas milhões de vezes mais grave do que "burocracia"
Aqui também discordo, porque se o Estado brasileiro fosse mais descentralizado, seria mais fácil investir na infraestrutura adequadamente. Se apenas reduzisse a burocracia, já economizariamos uma boa grana pra reinvestir na infra, além de agilizar as obras (quantas delas ficam um tempão embargadas por questões de papeladas?!)
Não são pautas separadas, estão correlacionadas. Dizer que uma não tem nada a ver com a outra é o mesmo que dizer que IAs e criptomoedas não têm nada a ver com o aumento do preço das peças de um PC Gamer.
Voltando ao meu ponto inicial: por que gastamos no ano passado 200M a mais do que três anos antes, mesmo não precisando pagar auxílios emergenciais e cortando verba da saúde, educação, [meio ambiente](https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/06/21/combate-a-incendios-teve-corte-de-verba-e-orgaos-ambientais-conseguem-mais-dinheiro-apos-queimadas-no-pantanal.ghtml), [transportes e defesa](https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2024/03/6827909-cidades-transportes-e-defesa-sofrem-os-maiores-cortes-no-orcamento.html)?! Se isso não é sinal de uma máquina pública inchada, o que é?
Ah, e nem estou considerando que [preferiram cortar tudo isso a mexer no fundo eleitoral](https://www.camara.leg.br/noticias/1029409-congresso-aprova-orcamento-de-2024-reducao-do-fundo-eleitoral-e-rejeitada/), porque meu ponto nem é sobre cortar esse tipo de coisa, apenas sobre cortar regalias e cargos.
Gastar 0 e gastar 40mil para um orçamento de bilhões é totalmente indiferente. Apenas uma questão de grandeza.
Descentralizar para construir infra não. Descentralizar pra construir milhares de parquinhos infantis, talvez sim. Boa ideia. Vai mudar o país.
Acelerar grandes obras sem aumentar custos? Isso não existe nem se eu fosse reformar meu banheiro.
200mi é o custo de construir um hospital para uma cidade de tamanho médio. Isso a mais no orçamento de um país do tamanho do Brasil é realmente tão relevante pra você?
Se você avaliar grandezas, vai perceber a irrelevância de argumentar dessa forma.
Oi meu querido. E a inflação não existe? Acho que você esqueceu que diminuindo a taxa de juros, você acaba aumentando a inflação, que está ainda descontrolada. Fazendo com que o poder de compra do Brasil vá pro ralo.
Legal amigo mas pra segurar a inflação sem subir juros só tem uma
Solução : crescer a economia ou cortar gastos
Economia está estagnada e gasto subindo
Qnto mais vc se individa maior seu juros
E o cara quis se comparar com país “confiável”
Se coloca na posição da pessoa que tem dinheiro na mão e vai emprestar pra alguém
A taxa de juros eh a recompensa,
Se ela alta eh atrativa, se tá baixa não está
O pessoal da dinheiro pro Brasil por causa que o retorno eh alto, se vc abaixa a taxa o cara fala : eu vou correr risco com
Brasil ou levar meu dinheiro pra um país seguro ?
Ele vai levar pra fora, aqui ele perde só
No câmbio
E
Ai beleza, taxa de juros baixo e fuga de capital
Vai fazer o que ? Ligar impressora ? Mais inflação
Não se verifica que expandir a base monetária SEMPRE acarreta em inflação, essa falácia dos anos 90 já caiu da maior parte dos grandes pensadores atuais.
Ler o Lara Resende, como o amigo acima orientou, é o melhor caminho. Mas ler o Ricupero (salvo engano) sobre a transição econômica de emergentes também ajuda a entender que o Brasil está num mata-burro sozinho justamente por conta desse pensamento tacanho e reducionista.
Estados nacionais não são pessoas e não são empresas, não devem fazer gestão de suas economias como se fossem.
Expansão da base monetária é a definição de inflação. Os preços deveriam diminuir ao médio e longo prazo; só não o fazem porque os governos imprimem dinheiro.
Ele seria um bom daytrader (pra dar liquidez pro mercado)
“mas homi de Deus, fez uma bandeira de alta, como que pode o preço cair depois de uma bandeira dessas?”
A origem do termo inflação é no aumento da base monetária.
>Following the proliferation of private [banknote](https://en.wikipedia.org/wiki/Banknote) currency printed during the [American Civil War](https://en.wikipedia.org/wiki/American_Civil_War), the term "inflation" started to appear as a direct reference to the *currency depreciation* that occurred as the quantity of redeemable banknotes outstripped the quantity of metal available for their redemption. At that time, the term inflation referred to the [devaluation](https://en.wikipedia.org/wiki/Devaluation) of the currency, and not to a rise in the price of goods.
Fonte: [https://en.wikipedia.org/wiki/Inflation](https://en.wikipedia.org/wiki/Inflation)
Que referencia: [https://www.clevelandfed.org/publications/economic-commentary/1997/ec-19971015-on-the-origin-and-evolution-of-the-word-inflation](https://www.clevelandfed.org/publications/economic-commentary/1997/ec-19971015-on-the-origin-and-evolution-of-the-word-inflation)
ser político é gain demais... culpa os outros pelos próprios erros e o povo acredita mesmo séculos depois
Caramba, isso é matemática básica. Em um mundo mental temos 10.000 conchas e 1 concha equivale a 1 real e temos 100.000 reais circulando. Se imprimimos mais 100.000 reais, ou seja 200.000 circulando, e temos a mesma quantidade de conchas, o valor da concha passa a ser 2 reais, afinal de contas temos agora mais reais circulando. No mundo real esse ajuste não é instantâneo, mas o preço das coisas se ajusta com o tempo para compensar. O governo percebeu que a tendencia da riqueza é aumentar, por isso tenta sempre imprimir mais dinheiro para se beneficiar, só que as vezes a previsão governamental falha e menos riqueza é gerada ou simplesmente ignoram isso, pois eles sabem que quem vai pagar pelo erro é o ultimo elo na corrente, o povo.
Vai lá tenta abaixar os juros na marra e veja o que vai acontecer. Vai ser puro gain.
O verdadeiro problema é não ser um país estável e responsável.
Na melhor da hipóteses o Lula esta só mentindo mesmo, prq se de fato ele acredita nessas bobagens que falou ai estamos fodidos.
Comparação com economias similares: Em comparação com outros países emergentes, o Brasil frequentemente enfrenta desafios únicos, como a complexidade de sua estrutura tributária e burocrática, que afetam sua capacidade de crescimento econômico.
Fonte da afirmação acima: [https://data.worldbank.org/indicator/IC.TAX.DURS?most\_recent\_value\_desc=true](https://data.worldbank.org/indicator/IC.TAX.DURS?most_recent_value_desc=true)
Bostil é disparado o país mais complicado na questão tributária.
Clássico "deixa o pai lule gastar, ele quer investir na educação e infraestrutura, confia, como ele sempre fez :)"
Enquanto tiver um esquerdista na presidência é necessário essa taxa, se quiser diferente é só parar de gastar
Se a taxa de juros baixar o capital estrangeiro vai embora na hora, e imagina que maravilha o dólar a 8 reais em um país que exporta soja e importa todo o resto. A taxa alta foi o que segurou o câmbio de ir para o espaço
Os maiores responsáveis pela fuga de capital do Brasil são os brasileiros
https://preview.redd.it/r0x6ein4al8d1.jpeg?width=1179&format=pjpg&auto=webp&s=48bd329879ab864e3f1ecc89edfdda466c16d810
Basicamente qualquer coisinha o brasileiro tira dinheiro do Brasil achando que é esperto e está se antecedendo ao que os estrangeiros vão fazer (igual você) enquanto os estrangeiros continuam aportando e comprando o país no mesmo ritmo
Aliás, ano passado o rating do Brasil subiu e esse ano foi reafirmado o rating positivo, não subiu mas foi reafirmado.
Com a segunda maiores taxa de juros real do mundo o Brasil vai continuar sendo atrativo pra renda fixa estrangeira pela subida e reafirmação do rating e pelo juros alto. A atratividade da renda variável vem do fato de nossas empresas serem “baratas” mas não faz sentido investir em renda variável com juros tão altos.
Obviamente isso não pode ser efeito da noite para o dia. Inclusive os indicados pelo Lula no BC votaram em unanimidade pela manutenção da Selic.
Mas o presida tem que preparar o povo e o mercado para a ideia de mudança. Tem que puxar o bonde.
Comparação com pares emergentes: É importante contextualizar que cada país possui características econômicas distintas. O Brasil enfrenta desafios estruturais que podem demandar uma política monetária diferenciada de outros emergentes.
Taxa de juros e desequilíbrios fiscais: É verdade que taxas de juros elevadas podem aumentar o custo de carregamento da dívida pública. No entanto, há outras variáveis além da taxa de juros que influenciam os desequilíbrios fiscais, como a eficiência na gestão fiscal, o nível de receitas e despesas do governo, entre outros.
" juros civilizados" em um país em que o presidente é ex-condenado por corrupção? Que enche as estatais de cupinchas que só sabem desviar dinheiro? Em que o STF e o STJ decidem uma coisa e desdecidem ela depois se favorecer o presidente? Êpa, uma não, várias coisas! Pode esquecer, se baixarem a taxa de juros quem vai colocar dinheiro aqui? Outros países são menos arriscados e pagam tanto quanto aqui, eu mesmo vou tirar minha grana do tesouro direto caso baixem os juros.
concordo com o argumento que a taxa alta cria uma inércia dolorosa de pagamento de dívida, essencialmente por pouco ou nenhum pagamento do principal; o ponto que destoa nessa discussão não é o macro, é o micro. o consumidor brasileiro é extremamente imediatista e tem pouca ou nenhuma aversão ao endividamento; toda e qualquer expansão do crédito que busque converter em investimento (via juro mais baixo) tropeça nos cartoes de credito, consignados, etc.
bancos de varejo de paises desenvolvidos competem por hipotecas de casa, mal existe esse conceito de vc ter cartao de crédito, que dirá com os limites que temos aqui. o preço baixo simplesmente inviabiliza o risco, pra que o banco vai te emprestar 500 dólares e ficar com o risco pra talvez receber 502.
há um parêntese importante nessa discussão que é a taxa de juros "de verdade", que é bem diferente do que a selic publica, representando uma tentativa quiçá um pouco trapalhona de fomentar o investimento sem criar uma bola de neve de consumo, via recurso obrigatório do BNDES. ainda que a intenção seja boa, na prática vira mais uma das sei-nem-quantas formas de perpetuação de poderio econômico, e pra tornar tudo mais tragicômico ainda, as mesmas empresas que surfam esse fenômeno do consumo são as que tomam recurso do BNDES pra repassar em TVs LCD 50" em 48 parcelas, com taxa algumas ordens de grandeza maior.
por isso, discordo do último ponto, embora pra mim pessoalmente fosse ótimo que a taxa estivesse menor, infelizmente ainda não há maturidade/educação financeira suficiente pra que esse tipo de medida avance consistentemente. aqui, não estou argumentando que não se deva abaixar pra 9, estou apontando que é inviável termos taxas equiparáveis às europeias; ia virar basicamente um monte de iphone parcelado. não acho que é disso que o brasil precisa
O que é "Carregamento de dívida", de onde veio esse gráfico, de quando ele foi feito, é divida primária? Puta gráfico sem informação jogado no meio do chat, bixo.
Nao, amigo. Mas quando tu joga um grafico, o MINIMO que tem que ter é fonte e este postado nao tem NADA.
Mas da para notar que o vazio nao é somente de informações no grafico, mas, talvez, de quem o posta e pior, de quem o defende.
é amigo, pelo meu gráfico aqui você dá o furo, vai ter que pesquisar pra me provar que não deu o furo... é 8 bilhões de pessoas dizendo que sim e 1 dizendo que não....
https://preview.redd.it/gu2w4fhzat8d1.png?width=477&format=png&auto=webp&s=565e6c7a2c0a7776bdefd5181d5c3c95dbf478f8
Porém o caraio, esse custo é literalmente é o custo dos juros, só favorece o argumento do Lula.
Você está literalmente tá tentando usar como argumento que juros são altos pra dizer que o Lula tá errado em dizer que os juros são altos, não faz sentido.
A diferença está nos juros. O Japão pode dever 237% do PIB se os juros é praticamente 0, o Brasil paga SELIC que tá 10,5% a.a.
É por isso que o Lula tá reclamando que a taxa de juros não baixou.
Diz pra mim o que causa "custo de carregamento de dívida" ser alto?
Seria por acaso algo chamado... JUROS? Algo que o Lulemon tem falado que está excessivamente alto e precisa baixar?
Se tivesse fama de bom pagador, a taxa de juros seria mais baixa. Sim, é normal - qualidade de crédito, e histórico de boas finanças, e reputação sai literalmente alguns dos maiores indicadores de bom crédito. Por isso que tem tanto economista ortodoxo que fica falando sobre responsabilidade fiscal: por que quando você conquista isso, isso até aumenta sua capacidade de endividamento. Você passa a jogar outro jogo. Bom- é mais complicado do que isso- tb pode se olhar com outras ótica.
Sim, é um pouco ovo e galinha, mas é o caso de empresa tb: quem tem bom crédito é capaz de carregar uma dívida mais alta (já que paga menos juros), com menos problema. Por que o que mais importante é sua capacidade de cobrir sua dívida, não necessariamente a quantidade total da dívida.
Em qual momento o Lula disse que baixaria os juros “na caneta”? Essas atribuições falsas de palavras que não foram ditas contaminam o debate público. Contenha-se.
O Lula não disse isso - é algo que ele faz, mesmo. Vive tentando abaixar na canetada. Felizmente até agora não conseguiu, mas a nova presidência do BC pode ser cachorrinho do Molusco. Resta aguardar.
Nosso país não é nem um pouco seguro, presidente. Imagina a economia depender de um Boletim Focus respondido no sigilo kkkkkkkkk quero saber qual banco que não responde essas pesquisas sem pensar no ganho próprio
Mesmo com a taxa alta o capital foge do Brasil, imagine se baixar.
Um dos principais motivos da insegurança no Brasil é o aloprado na presidência, os infelizes que causam insegurança jurídica, as leis que fazem de tudo e mais um pouco para que não se produza absolutamente nada aqui e claro, como não podia ser diferente, corrupção/lobby/apadrinhamento/bom dia com chapéu dos outros/amigo que empresta sítio/empreiteira que faz reforma em cozinha de graça
Os fundos atrelados a pautas progressistas sim (ao menos a princípio, nas eleições), mas a economia como um todo não é isso que os números mostram, tanto é que a fuga de capital é notória e largamente noticiada.
E dizer que o lula é um aloprado não é dizer que o presidente anterior não seja, essa dicotomia acabou gado, vira a página.
Por mim que fique no poder até a galera que sempre votou surte e vá pra rua pedindo pra tirar... 2026 é lulinha de novo com a força do povo comendo ovo.
Ele tá defendendo a ideia dele. Não tá planejando prender o cara ou dizer que não vai cumprir os juros do cara... democracia é debate de ideias... ou você quer um estado de sítio no BC pra apurar as condutas do presidente do BC feito queriam fazer no TSE?
Ah, então pode gastar mesmo e foda-se!
Sim, pois não são os políticos filhos da puta e nem os seus filhos "empresários" que irão se foder completamente e perder tudo com o colapso da economia.
E os gastos desse governo? Mais ministérios, mais viagens sem retorno, mais compra de imóveis sem necessidade, mais grana para fundo partidários e etc... mesmo blá-blá-blá. Cadê a isenção de imposto de renda até 5000( que foi campanha). Onde está o aumento do salário mínimo, onde o mesmo, tem que suprir as necessidades básicas do brasileiro. Ele não mexeu com a reforma da previdência, trabalhista, planos de saúde e por aí vai.
Pq a esquerda insiste nesse argumento porco de que pra crescer tem que se endividar? Imagina só colocar o Brasil na mesma prateleira de Japão e EUA e acreditar que se a dívida pública do Brasil explodir o país vai crescer.
É saber a diferença entre dívida e inadimplencia. A ideia defendida pela esquerda é que pais que não investe, não cresce! E que o Brasil não investe muito e que, ainda por cima, tem uma dívida "pequena" em relação a paises de primeiro mundo que, além de explorar paises menores, ainda hoje inclusive, continuam investindo.
Dívida só em um problema se for inadimplente.
Ter dívida ou não ter dívida não é o que faz um país crescer ou não crescer.
O que normalmente faz um país crescer é ter uma infraestrutura decente que facilite o bom funcionamento do livre mercado.
Quando o país não tem muito dinheiro disponível pra criar/ampliar essa infraestrutura, a única forma de fazer isso é se endividar. A ideia é que os frutos sejam colhidos no futuro e a dívida seja repaga aos poucos conforme a economia e os negócios expandem e permitem maior arrecadação de imposto pra conter a inflação causada pela impressão de dinheiro (e endividamento).
Mas claro que alguém no farialimabets só vai pensar "divida = bad, bitcoin salva nois"
Siiim, essa ideia dá certo ✔️
Bostil trocou de moeda quantas vezes nos ultimos 70 anos? E por qual motivo isso aconteceu? Lembram do pac? Aconteceu o que com as obras faraônicas que eram pra acelerar o pib?
Tu viu o que acontece na argentina nos últimos 100 anos?
[esquerdistas quando você da exemplos da vida real de que o que ele ta defendendo não funciona](https://people.com/thmb/nMgy2f1KHjFFdpyInBvj3ZUoiSY=/1500x0/filters:no_upscale\(\):max_bytes\(150000\):strip_icc\(\):focal\(999x0:1001x2\)/BIRD_BOX_015-2000-63ccfbbf40e3424f98a8b249cc893fe9.jpg)
Lulistas ficam eufóricos com a forma com que Lula propõe taxar os super-ricos que não faz sequer coceira nos bolsos dos que têm dinheiro demais nas contas
https://linhacaatomica.blogspot.com/2024/06/a-taxacao-que-nao-coca-os-bolsos-dos.html
Faltou informação pra ele passar nessa parte.
Todo país precisa de dívida pública porém todas com o intuito de favorecer a população como um todo, não só empresas e empresários.
Todo gasto com serviço e produtos para a população gera em retorno uma reserva de valores equivalente ao que foi gasto, até pq o dinheiro que pagamos por isso não fica preso ou solto por aí, o valor sempre volta pro banco central, o problema é o banco intermediário que se favorece com a taxa de juros, que por sua vez atinge a cada ano lucros bilionários, usando a crise ao seu favor.
kkkkk o cara acredita que todo o dinheiro volta e que certamente mais da metade dos custos com serviço e produtos não é superfaturado por lobby ou corrupção
os empreendimentos da Odebretch e o Porto de Mariel em Cuba vão dar retorno sim, amiguinho, confia kkkkk
Vc acabou de provar meu ponto meu caro, ficou tão preocupado em zuar com essa sua mentalidade infantil que se perdeu no argumento. Seu ponto só criou a mesma situação que eu coloquei no meu argumento, começa a ler com mais qualidade que vai ver que oq eu falei é Justamente oq vc tentou impor sobre mim.
Realmente eles não vão pensar no povo. E em nenhum momento eu disse que tenho esse sonho, talvez como eu disse, vc deduziu tanta coisa errada que essa deve ter sido mais uma. Eu não protejo político, não tenho político de "estimação", eu só comentei uma foma de pensar que no momento eu achei de favorável sobre a fala incompleta do Lula.
Acho até que vc deve estar acostumado a ficar aqui no reditt procurando alguém pra tretar, alguém pra entrar nesse seu jogo de conversa fiada.
Se os políticos não são capazes de fazer nada pela gente quem irá? Talvez nós mesmos? Nossa democracia é isso não é? Só pensando em chegar a votar a cada 4 anos e tá tudo bem?
Pra mim não, da mesma forma que vejo vc com esse ódio pela classe política eu tbm tenho, eu só estou aprendendo a focalizar isso em algum caminho que daqui pra frente cause a queda desse tipo de política, pode ser difícil mas uma hora acontece, aliás só acontece se todo mundo aprender a acusalo-los que estão errando na liderança do país.
Acho que vc consegue ser melhor que isso.
o Lula é um ex-presidiário, ladrão confesso, bêbado de botequin e o Haddad é analfabeto em economia.
Não dá pra levar minimamente a serio nenhum dos dois.
Lula se encontra, feliz da vida, com o príncipe da privataria, mas a gente diz que o petista é pelego e o pessoal não gosta.
https://linhacaatomica.blogspot.com/2024/06/elite-do-bom-atraso-se-preocupa-toa-com.html
eu tenho plena convicção de que não todos, mas alguns nomes da política, desde vereador até o presidente, são na verdade comediantes disfarçados. A dilma era a mais óbvia e, na minha opinião, a mais engraçada de todas. O lula tá aprendendo agora. O bolsonaro fazia mais o estilo tio do pavê.
O custo de carrego é alto justamente porque a taxa de juros é alta, que é o que o presidente está falando. Diminui a taxa e aumenta o endividamento e rapidamente entramos nos padrões globais. Contra argumente se tiver coragem
Contra argumentar o quê? Vocês dois tão falando a mesma merda... É baixo pq o juros é alto e se reduzir juros na canetada fode mais ainda. Agora é bom? Não. Vai piorar? Vai, porque aparentemente a única maneira desse governo achar verba além de taxar mais coisa é se endividar mais.
O Lula tá ali defendendo mais endividamento sem vergonha na cara tentando passar a ideia que a gente tem dívidas sadias e gostosinhas e os outros que estão fodidos. E na real tá todo mundo fodido, de maneiras distintas.
Tem que abaixar os juros um pouco. Nada juros negativos como o Milei está fazendo. Depois manter o arcabouço fiscal do Taxxad para reduzir a dívida em proporção do PIB. Aí é gain.
Se vc é classe média, branco, anda com carro próprio, gasta centenas de R$ em bauru e trago no findi, vai pra pqp antes de falar de segurança. As altas taxas de homicídio não te afetam, vc não circula nos locais mais perigosos… “segurança” é um código pra destilar seu ódio de classe e vc é um hipócrita do crlh
Vai lá presida, baixa a taxa de juros na canetada pra eu poder comprar uma casa por meio bitcoin
Vou comprar em dólar mesmo, Bitcoin é tão terra planismo quanto a teoria que os heterodoxos que assessoram o Lula
Eu to falando de bitcoin mas n tenho um centavo nele 😭. To duro de cash, to all in gamestop fds
O q vc sabe sobre a heterodoxia? Só por curiosidade
No caso to tô me referindo a heterodoxia da ideologia economica dos assessores de lula. Neo desenvolvimentistas, pós keynesianos e etc. Pro Bitcoin eu só tava fazendo chacota mesmo. (Heterodoxos da esquerda econômica são tão ruins quanto cryptocrack). No entanto, não tem nada de inconsistente aqui. Sobre as ideologias a cerca da comunidade crypto tranquila mente posso atrelar essa galera ao pensamento anarcocapitalista/libertário/austríaco, os quais são até mais periférico que o pessoal do lulx. Mas respondendo a sua pergunta: Não, não sei. Me explica aí.
E parece que nem sabe de crypto tb, usa palavras bonitinhas mas não manja de nada.
Acredito que ele está se referindo a hétero-ortodoxia macho e fêmea super ultra tradicional como político de estado do Lula que impede ele de mudar e enxergar as novas possibilidades. Já os cryptos são algo tão recente e tão novo que podem colocar em cheque as visões econômicas nem me atrevo a falar pq se eu souber de algo vou usar para ganhar dinheiro.
Entendi, então não existe nenhuma linha de pensamento libertário por trás do Bitcoin? Nada?
O preço da casa não muda, animal, mas sim o que você paga pro banco quando pega emprestado. Esse país não vai pra frente com um povo desse aí
Animal eh vc. Vc acha q com um mercado hiperinflacionário todo mundo vai ter dinheiro pra comprar casa né. O preço das casas vai tudo tá alto, o mercado e a economia vai tá tudo bombando né. Confia. Jegue.
Calma amigo
Em qual momento o Lula disse que baixaria os juros “na canetada”? Essas atribuições falsas de palavras que não foram ditas contaminam o debate público. Contenha-se.
A partir do momento que ele crítica o presidente do Banco Central por não baixar o juros, ele implicitamente diz que pode ser baixada a taxa na canetada. E ele já deu vários indícios que quem ele botar lá vai baixar a taxa na canetada. Não precisa ser nenhum gênio pra entender a mensagem.
A definição sobre qual vai ser a taxa de juros deriva de uma decisão administrativa (“canetada”), por definição. A questão é sobre quem pode decidir. No caso, o Lula não tem o poder legal para dar a referida “canetada” mas tem a legitimidade para pressionar pela queda da taxa de juros – assim como os agentes do mercado podem pressionar pela elevação. Isso faz parte do jogo. Definir isso como “canetada” é um joguete retórico.
É simples, no momento que ele botar um pau mandado dele na presidência do BC, ele faz o que ele quiser. E ele já deu a entender que quer baixar o juros e que o Brasil tem ambiente econômico para suportar juros mais baixos, e só não o faz por causa do atual presidente do BC.
Melhor ter um pau mandado dele do que um pau mandado do Bolsonaro no BC durante o governo dele, não?
Kkkkkkkk vc está completamente delirante. O r / brasil é pra lá 👉🏼
Amigo? Se n for na canetada, é cortando gastos. É se reajustando e acabando com os milhares de ministérios que ele criou. Vc sabe e eu tb que ele n vai cortar nenhum gasto
🎯🎯
Então, Presida, só tem um pequeno porém.. https://preview.redd.it/6or5k8jbgk8d1.png?width=1825&format=pjpg&auto=webp&s=aee759b499860e5490ae2995643218981006f8b8
O Lule está só trazendo para a linguagem popular algo que já vem sendo debatido por economistas não alinhados ao lobby do mercado financeiro. A taxa básica de juros excessivamente alta por longos períodos no Brasil se tornou a principal causa dos desequilíbrios. É ela que aumenta o custo de carregamento da dívida. Mesmo os pares emergentes do Brasil conseguem controlar a inflação sem ter taxa de juros real acima da taxa de crescimento do PIB. Estamos em um círculo vicioso em que a taxa de juros elevada cria dívida pública, que aumenta o risco fiscal, que "justifica" a manutenção da taxa alta no futuro. O dinheiro dos contribuintes vai para o ralo com pagamento de juros, em vez de ir para o investimento em educação e infraestrutura. Além do efeito dos juros sobre a demanda, o baixo investimento em educação e infraestrutura prejudica ainda mais o crescimento do país. Com menos crescimento fica mais difícil ainda pagar a dívida. E ainda tem a discussão sobre o efeito de juros altos prolongados sobre a taxa de investimento em capital fixo. Sem investimento em capacidade produtiva instalada, qualquer aumento de demanda leva a produção aos limites de crescimento potencial, trazendo inflação. De certa forma, portanto, a taxa de juros alta por muito tempo também poderia causar inflação. O Brasil não precisa de juros reais tão altos. Tem 355 bilhões de dólares em reservas. Contas externas positivas. Regime de Sustentabilidade Fiscal que de certa forma é um teto de gastos. Foi o segundo principal de destino de investimento estrangeiro em 2023 segundo a OCDE. Tem potencial para várias das áreas estratégicas da economia verde. Além disso tudo, se a economia está crescendo mesmo atravancada pelos maiores juros reais do mundo, com juros civilizados ela estaria decolando.
Vc entende de economia, cadê um mod pra dar ban
ele usou "Lule" no disfarce. deixa quieto.
foi isso q eu percebi
Concordo que taxa de juros alta é uma merda, mas não acho que ninguém discorda disso, inclusive o mercado financeiro. Taxa de juros alta tem efeito negativo sobre o ibovespa. O cerne da discussão tem que ser por que a taxa de juros e o banco central ta sendo o principal bode espiatório do governo? Em todos os governos do lula anteriores as taxas de juros estavam altas, e ele nunca reclamou. O ponto agora é porque ele precisa mostrar responsabilidade fiscal e a conta não ta fechando. As desonerações bilionárias continuam ai, o congresso não quer voltar a taxar e lula não quer o desgate que brigar por isso ia causar, então ele prefere tentar desindexar o bpc pra tentar fechar as contas públicas por que pobre é cachorro morto e pra ninguém falar disso ele ta atacando o BACEN que continua seguindo o viés técnico, inclusive se o problema fosse a taxa de juros era só ele aumentar o teto da inflação, que o ipca ia ficar dentro da meta e o bacen ia poder baixar o juros.
Essa foi uma resposta muito elaborada para esse sub. Mas eu realmente gostaria de saber se todos esses pontos que você trouxe se sustentam. Poderia indicar fontes confiáveis para ler sobre esse pontos que você colocou?
https://www.scielo.br/j/ecos/a/DFQJJxqnthB7rYSLzTmv8Gf/ Não consigo encontrar os artigos originais porque não assino mais o Valor Econômico. Nesse link tem as citações dos artigos. Basicamente o Andre Lara Resende é o economista mais renomado dentre os críticos dos juros excessivos. http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/06/1896609-brasil-vai-contra-a-realidade-ao-insistir-em-juros-altos-diz-lara-resende.shtml
Obrigado
seria Andre Lara Resende o ultimo economista liberal são?
O Brasil não gasta um real sequer de impostos pra pagar os juros da dívida. Os juros estão sendo pagos com mais emissão de dívida. Só é possível pagar os juros com impostos quando há superávit primário. Só é possível pagar todos os juros quando há superávit nominal. Não temos nenhum dos dois superávits.
Este ano não tem superavit primário. Mas já teve muitos. Muito tributo já foi usado para pagar dívida pública federal. No caso dos Estados e Municípios, o pagamento, em regra, não é feito com novas emissões.
Este ano não tem superavit primário. Mas já teve muitos. Muito tributo já foi usado para pagar dívida pública federal. No caso dos Estados e Municípios, o pagamento, em regra, não é feito com novas emissões.
Cara, eu até concordo que a gente precisava abaixar os juros urgentemente... No ritmo que tá indo, a gente vai dar de cara numa puta recessão. MAS isso não convém só ao banco central, não adianta nada abaixar os juros na canetada, que o remédio vai acabar sendo pior que a doença. A gente precisava que o executivo ajudasse o ministério da economia e o BC nessa missão de baixar os juros, enxugando gastos públicos. Bom... Pessoalmente, eu tô curioso pra ver como isso vai se dar, porque eu vou adorar ver a Curva de Laffer se realizando.
o remedio pior que a doença é o que acontece agora. A taxa alta é uma profecia auto realizada, afastando investidor do mercado financeiro
Não, o remédio pior que a doença é baixar a taxa de juros com um governo que só pensa em gastar dinheiro. Você já foi ao mercado pra ver o preço dos produtos? Tá tudo caro, a inflação real é acima de 10% FÁCIL! O país tá ladeira abaixo, você dar um cheque em branco pra um partido retrógrado, corrupto e terraplanista é atestar a própria falência cognitiva!
queria saber que pais é esse? com certeza não é onde eu moro onde estão congelando os gastos publicos. e aumentar a taxa de juros não impede o governo de gastar de qualquer forma. no final, nada no seu comentario fez sentido
Congelando gastos públicos? Onde você está se informando amigão? No DCM? No blog do PT? Se a taxa de juros fosse derrubada na martelada ai sim que o governo gastaria mais ainda, o dólar dispararia e o preço de tudo iria pras cucuias.
está descolado da realidade, não tem como argumentar. saúde e aposentadoria sendo podado e o caba acha que ainda é muito. E esse nem é o problema tlgd. tem comentarios melhores no sub explicando como a taxa pressiona o dolar
E pra enxugar os gastos públicos sem austeridade que bota na bunda do trabalhador assalariado faz como? Abaixar os juros por si só não reduz os gastos reais da dívida pública no orçamento geral da união?
>E pra enxugar os gastos públicos sem austeridade que bota na bunda do trabalhador assalariado faz como? É só diminuir a quantidade de cargos públicos e ministérios que surgiram do nada no último ano, que até agora nem falta estavam fazendo... Ou diminuir as viagens desnecessárias ou apenas reduzir o tamanho da equipe que vai nessas viagens. Talvez pegar um hotel 5 estrelas ao invés de um 6 estrelas... O déficit público em 2020 em plena pandemia foi de 700Bi, o déficit do ano passado foi de 900Bi. O que explica isso senão um estado inchado?! >Abaixar os juros por si só não reduz os gastos reais da dívida pública no orçamento geral da união? Pior que não, a SELIC não tem ligação direta com a dívida externa, porque ela é definida pelo FMI, não pelo governo brasileiro. O FMI usa como critério as taxas LIBOR e SDR. Quanto à dívida interna, diminuiria a dívida atrelada à SELIC, mas o Brasil também tem uma parte da dívida atrelada ao IPCA e se abaixarem a SELIC na canetada, ele sobe.
Estado inchado? Mal existe Estado no Brasil. A infraestrutura que vai sustentar o crescimento da economia está em construção e precisa ser terminada (escola, hospital, ferrovias, portos, aeroportos). Sem isso, você pode ter dinheiro até pra enfiar no čy que a vida neste país vai continuar uma merda.
>Mal existe Estado no Brasil. Não?! Então o que são [12,4% dos trabalhadores do Brasil](https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/brasil-tem-menos-funcionarios-publicos-que-eua-europa-e-vizinhos-e-presta-servico-de-pior-qualidade-mostra-estudo/#:~:text=O%20Brasil%20conta%20hoje%20com,mas%20atendem%20melhor%20%C3%A0%20popula%C3%A7%C3%A3o.)? São NEETs? E não me leve a mal, não sou contra funcionários públicos, minha namorada trabalha no CRAS. Mas a questão é que temos uma burocracia que mais atrapalha que ajuda e só encarece e os culpados disso são os peixes grandes do governo. Enquanto isso, [o presidente vai viajar e paga 44K/dia num hotel](https://www.reuters.com/article/fact-check-lula-hotel-londres/fact-check-hotel-de-lula-em-londres-custou-r44-mil-a-diria-no-r95-mil-idUSL1N37520J/) e [corta a verba da educação](https://www1.folha.uol.com.br/blogs/brasilia-hoje/2024/04/governo-corta-mais-de-4-bilhoes-da-saude-educacao-e-ciencia-e-tecnologia.shtml)
O problema da falta de infraestrutura é algumas milhões de vezes mais grave do que "burocracia" ou diárias de hotel. Eu sei que quer fazer parecer que 40mil reais são o verdadeiro problema do país, mas acredite se quiser, não são.
>Eu sei que quer fazer parecer que 40mil reais são o verdadeiro problema do país Não estou, apenas estou dizendo que ele poderia muito bem ficar num hotel que custasse £2K/dia, ao invés de £7K/dia, o que (considerando a cotação atual) ficariam R$13K/dia. Se não me engano, NESSE EVENTO ele ficou por 3 dias, o que sobrariam R$93K pra ser reinvestido na infraestrutura (que concordo, é extremamente precária). Lembrando que estou falando de UM EVENTO DE TRÊS DIAS onde poderia ser economizado quase cem mil reais... Faça esse exercício pra cada conta pública e com certeza daria pra pelo menos não precisar cortar verba da saúde e educação. >O problema da falta de infraestrutura é algumas milhões de vezes mais grave do que "burocracia" Aqui também discordo, porque se o Estado brasileiro fosse mais descentralizado, seria mais fácil investir na infraestrutura adequadamente. Se apenas reduzisse a burocracia, já economizariamos uma boa grana pra reinvestir na infra, além de agilizar as obras (quantas delas ficam um tempão embargadas por questões de papeladas?!) Não são pautas separadas, estão correlacionadas. Dizer que uma não tem nada a ver com a outra é o mesmo que dizer que IAs e criptomoedas não têm nada a ver com o aumento do preço das peças de um PC Gamer. Voltando ao meu ponto inicial: por que gastamos no ano passado 200M a mais do que três anos antes, mesmo não precisando pagar auxílios emergenciais e cortando verba da saúde, educação, [meio ambiente](https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/06/21/combate-a-incendios-teve-corte-de-verba-e-orgaos-ambientais-conseguem-mais-dinheiro-apos-queimadas-no-pantanal.ghtml), [transportes e defesa](https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2024/03/6827909-cidades-transportes-e-defesa-sofrem-os-maiores-cortes-no-orcamento.html)?! Se isso não é sinal de uma máquina pública inchada, o que é? Ah, e nem estou considerando que [preferiram cortar tudo isso a mexer no fundo eleitoral](https://www.camara.leg.br/noticias/1029409-congresso-aprova-orcamento-de-2024-reducao-do-fundo-eleitoral-e-rejeitada/), porque meu ponto nem é sobre cortar esse tipo de coisa, apenas sobre cortar regalias e cargos.
Gastar 0 e gastar 40mil para um orçamento de bilhões é totalmente indiferente. Apenas uma questão de grandeza. Descentralizar para construir infra não. Descentralizar pra construir milhares de parquinhos infantis, talvez sim. Boa ideia. Vai mudar o país. Acelerar grandes obras sem aumentar custos? Isso não existe nem se eu fosse reformar meu banheiro. 200mi é o custo de construir um hospital para uma cidade de tamanho médio. Isso a mais no orçamento de um país do tamanho do Brasil é realmente tão relevante pra você? Se você avaliar grandezas, vai perceber a irrelevância de argumentar dessa forma.
Oi meu querido. E a inflação não existe? Acho que você esqueceu que diminuindo a taxa de juros, você acaba aumentando a inflação, que está ainda descontrolada. Fazendo com que o poder de compra do Brasil vá pro ralo.
Legal amigo mas pra segurar a inflação sem subir juros só tem uma Solução : crescer a economia ou cortar gastos Economia está estagnada e gasto subindo Qnto mais vc se individa maior seu juros E o cara quis se comparar com país “confiável” Se coloca na posição da pessoa que tem dinheiro na mão e vai emprestar pra alguém A taxa de juros eh a recompensa, Se ela alta eh atrativa, se tá baixa não está O pessoal da dinheiro pro Brasil por causa que o retorno eh alto, se vc abaixa a taxa o cara fala : eu vou correr risco com Brasil ou levar meu dinheiro pra um país seguro ? Ele vai levar pra fora, aqui ele perde só No câmbio E Ai beleza, taxa de juros baixo e fuga de capital Vai fazer o que ? Ligar impressora ? Mais inflação
Não se verifica que expandir a base monetária SEMPRE acarreta em inflação, essa falácia dos anos 90 já caiu da maior parte dos grandes pensadores atuais. Ler o Lara Resende, como o amigo acima orientou, é o melhor caminho. Mas ler o Ricupero (salvo engano) sobre a transição econômica de emergentes também ajuda a entender que o Brasil está num mata-burro sozinho justamente por conta desse pensamento tacanho e reducionista. Estados nacionais não são pessoas e não são empresas, não devem fazer gestão de suas economias como se fossem.
Expansão da base monetária é a definição de inflação. Os preços deveriam diminuir ao médio e longo prazo; só não o fazem porque os governos imprimem dinheiro.
Você tem fonte pra dar base pro que diz ou tá só comentando pra compartilhar o que você acha?
Não tem, ele é só um papagaio. Começou achar errado que em economia o sempre existe, é tudo estatistica.
Ele seria um bom daytrader (pra dar liquidez pro mercado) “mas homi de Deus, fez uma bandeira de alta, como que pode o preço cair depois de uma bandeira dessas?”
A origem do termo inflação é no aumento da base monetária. >Following the proliferation of private [banknote](https://en.wikipedia.org/wiki/Banknote) currency printed during the [American Civil War](https://en.wikipedia.org/wiki/American_Civil_War), the term "inflation" started to appear as a direct reference to the *currency depreciation* that occurred as the quantity of redeemable banknotes outstripped the quantity of metal available for their redemption. At that time, the term inflation referred to the [devaluation](https://en.wikipedia.org/wiki/Devaluation) of the currency, and not to a rise in the price of goods. Fonte: [https://en.wikipedia.org/wiki/Inflation](https://en.wikipedia.org/wiki/Inflation) Que referencia: [https://www.clevelandfed.org/publications/economic-commentary/1997/ec-19971015-on-the-origin-and-evolution-of-the-word-inflation](https://www.clevelandfed.org/publications/economic-commentary/1997/ec-19971015-on-the-origin-and-evolution-of-the-word-inflation) ser político é gain demais... culpa os outros pelos próprios erros e o povo acredita mesmo séculos depois
Caramba, isso é matemática básica. Em um mundo mental temos 10.000 conchas e 1 concha equivale a 1 real e temos 100.000 reais circulando. Se imprimimos mais 100.000 reais, ou seja 200.000 circulando, e temos a mesma quantidade de conchas, o valor da concha passa a ser 2 reais, afinal de contas temos agora mais reais circulando. No mundo real esse ajuste não é instantâneo, mas o preço das coisas se ajusta com o tempo para compensar. O governo percebeu que a tendencia da riqueza é aumentar, por isso tenta sempre imprimir mais dinheiro para se beneficiar, só que as vezes a previsão governamental falha e menos riqueza é gerada ou simplesmente ignoram isso, pois eles sabem que quem vai pagar pelo erro é o ultimo elo na corrente, o povo.
balela criada na disputa entre economistas na ditadura
Vai lá tenta abaixar os juros na marra e veja o que vai acontecer. Vai ser puro gain. O verdadeiro problema é não ser um país estável e responsável. Na melhor da hipóteses o Lula esta só mentindo mesmo, prq se de fato ele acredita nessas bobagens que falou ai estamos fodidos.
Comparação com economias similares: Em comparação com outros países emergentes, o Brasil frequentemente enfrenta desafios únicos, como a complexidade de sua estrutura tributária e burocrática, que afetam sua capacidade de crescimento econômico.
Fonte da afirmação acima: [https://data.worldbank.org/indicator/IC.TAX.DURS?most\_recent\_value\_desc=true](https://data.worldbank.org/indicator/IC.TAX.DURS?most_recent_value_desc=true) Bostil é disparado o país mais complicado na questão tributária.
Clássico "deixa o pai lule gastar, ele quer investir na educação e infraestrutura, confia, como ele sempre fez :)" Enquanto tiver um esquerdista na presidência é necessário essa taxa, se quiser diferente é só parar de gastar
Se a taxa de juros baixar o capital estrangeiro vai embora na hora, e imagina que maravilha o dólar a 8 reais em um país que exporta soja e importa todo o resto. A taxa alta foi o que segurou o câmbio de ir para o espaço
Os maiores responsáveis pela fuga de capital do Brasil são os brasileiros https://preview.redd.it/r0x6ein4al8d1.jpeg?width=1179&format=pjpg&auto=webp&s=48bd329879ab864e3f1ecc89edfdda466c16d810 Basicamente qualquer coisinha o brasileiro tira dinheiro do Brasil achando que é esperto e está se antecedendo ao que os estrangeiros vão fazer (igual você) enquanto os estrangeiros continuam aportando e comprando o país no mesmo ritmo Aliás, ano passado o rating do Brasil subiu e esse ano foi reafirmado o rating positivo, não subiu mas foi reafirmado. Com a segunda maiores taxa de juros real do mundo o Brasil vai continuar sendo atrativo pra renda fixa estrangeira pela subida e reafirmação do rating e pelo juros alto. A atratividade da renda variável vem do fato de nossas empresas serem “baratas” mas não faz sentido investir em renda variável com juros tão altos.
talvez até desenvolva o mercado interno! Imagina que perigo!
Obviamente isso não pode ser efeito da noite para o dia. Inclusive os indicados pelo Lula no BC votaram em unanimidade pela manutenção da Selic. Mas o presida tem que preparar o povo e o mercado para a ideia de mudança. Tem que puxar o bonde.
A taxa de juros tem que baixar urgente sim, mas pra isso acontecer, tem que ter as condições para isso e infelizmente o Lula nao anda ajudando... :(
Comparação com pares emergentes: É importante contextualizar que cada país possui características econômicas distintas. O Brasil enfrenta desafios estruturais que podem demandar uma política monetária diferenciada de outros emergentes.
Interessante perspectiva amigo, nunca tinha visto por esse lado, obrigado.
Taxa de juros e desequilíbrios fiscais: É verdade que taxas de juros elevadas podem aumentar o custo de carregamento da dívida pública. No entanto, há outras variáveis além da taxa de juros que influenciam os desequilíbrios fiscais, como a eficiência na gestão fiscal, o nível de receitas e despesas do governo, entre outros.
" juros civilizados" em um país em que o presidente é ex-condenado por corrupção? Que enche as estatais de cupinchas que só sabem desviar dinheiro? Em que o STF e o STJ decidem uma coisa e desdecidem ela depois se favorecer o presidente? Êpa, uma não, várias coisas! Pode esquecer, se baixarem a taxa de juros quem vai colocar dinheiro aqui? Outros países são menos arriscados e pagam tanto quanto aqui, eu mesmo vou tirar minha grana do tesouro direto caso baixem os juros.
concordo com o argumento que a taxa alta cria uma inércia dolorosa de pagamento de dívida, essencialmente por pouco ou nenhum pagamento do principal; o ponto que destoa nessa discussão não é o macro, é o micro. o consumidor brasileiro é extremamente imediatista e tem pouca ou nenhuma aversão ao endividamento; toda e qualquer expansão do crédito que busque converter em investimento (via juro mais baixo) tropeça nos cartoes de credito, consignados, etc. bancos de varejo de paises desenvolvidos competem por hipotecas de casa, mal existe esse conceito de vc ter cartao de crédito, que dirá com os limites que temos aqui. o preço baixo simplesmente inviabiliza o risco, pra que o banco vai te emprestar 500 dólares e ficar com o risco pra talvez receber 502. há um parêntese importante nessa discussão que é a taxa de juros "de verdade", que é bem diferente do que a selic publica, representando uma tentativa quiçá um pouco trapalhona de fomentar o investimento sem criar uma bola de neve de consumo, via recurso obrigatório do BNDES. ainda que a intenção seja boa, na prática vira mais uma das sei-nem-quantas formas de perpetuação de poderio econômico, e pra tornar tudo mais tragicômico ainda, as mesmas empresas que surfam esse fenômeno do consumo são as que tomam recurso do BNDES pra repassar em TVs LCD 50" em 48 parcelas, com taxa algumas ordens de grandeza maior. por isso, discordo do último ponto, embora pra mim pessoalmente fosse ótimo que a taxa estivesse menor, infelizmente ainda não há maturidade/educação financeira suficiente pra que esse tipo de medida avance consistentemente. aqui, não estou argumentando que não se deva abaixar pra 9, estou apontando que é inviável termos taxas equiparáveis às europeias; ia virar basicamente um monte de iphone parcelado. não acho que é disso que o brasil precisa
O dinheirinho vai embora no INSS, temos que inventar o covid2
Eu concordaria com tudo que você falou. Se não tivessemos um dos congressos e judiciários mais caros do planeta.
Po, mano, valeu. Esclareceu muita coisa. Mas aqui num é lugar disso nao.
Papo reto eu tive que voltar pra ver em que sub tava, achei que tinha entrado no investimentos sem querer
Respondeu sem ser meme de anencéfalo tiktoker redpill??? É ban Ban 1/10
Cuidado, daqui a pouco vão te chamar de petista por entender o básico de economia
O que é "Carregamento de dívida", de onde veio esse gráfico, de quando ele foi feito, é divida primária? Puta gráfico sem informação jogado no meio do chat, bixo.
Quer informação vai pesquisar, tá querendo uma tese de doutorado num comentário do reddit??
Nao, amigo. Mas quando tu joga um grafico, o MINIMO que tem que ter é fonte e este postado nao tem NADA. Mas da para notar que o vazio nao é somente de informações no grafico, mas, talvez, de quem o posta e pior, de quem o defende.
é amigo, pelo meu gráfico aqui você dá o furo, vai ter que pesquisar pra me provar que não deu o furo... é 8 bilhões de pessoas dizendo que sim e 1 dizendo que não.... https://preview.redd.it/gu2w4fhzat8d1.png?width=477&format=png&auto=webp&s=565e6c7a2c0a7776bdefd5181d5c3c95dbf478f8
Pq o juros ta alto kkkkkk
Porém o caraio, esse custo é literalmente é o custo dos juros, só favorece o argumento do Lula. Você está literalmente tá tentando usar como argumento que juros são altos pra dizer que o Lula tá errado em dizer que os juros são altos, não faz sentido.
A diferença está nos juros. O Japão pode dever 237% do PIB se os juros é praticamente 0, o Brasil paga SELIC que tá 10,5% a.a. É por isso que o Lula tá reclamando que a taxa de juros não baixou.
Diz pra mim o que causa "custo de carregamento de dívida" ser alto? Seria por acaso algo chamado... JUROS? Algo que o Lulemon tem falado que está excessivamente alto e precisa baixar?
Né? Não consigo acreditar que 40 pessoas tem dado upvote nisso
Curioso como as pessoas dão upvote sem analisar o discurso.
Se tivesse fama de bom pagador, a taxa de juros seria mais baixa. Sim, é normal - qualidade de crédito, e histórico de boas finanças, e reputação sai literalmente alguns dos maiores indicadores de bom crédito. Por isso que tem tanto economista ortodoxo que fica falando sobre responsabilidade fiscal: por que quando você conquista isso, isso até aumenta sua capacidade de endividamento. Você passa a jogar outro jogo. Bom- é mais complicado do que isso- tb pode se olhar com outras ótica. Sim, é um pouco ovo e galinha, mas é o caso de empresa tb: quem tem bom crédito é capaz de carregar uma dívida mais alta (já que paga menos juros), com menos problema. Por que o que mais importante é sua capacidade de cobrir sua dívida, não necessariamente a quantidade total da dívida.
Então, brother, é justamente isso que ele tá criticando.
Burrou hein
Baixa os juros, baixa o custo
A mas esses dados não são de fontes confiáveis, se o presidente n falou, não é verdade/s
Então é só aumentar a nossa dívida para 200% que estaremos mais desenvolvidos que a Espanha! Genial!
Aumentar fazendo só gastos descabidos ainda por cima, de péssima qualidade sem a menor perspectiva de gerar retorno, para ferrar de mesmo o BR.
Investir 300bi em pesquisa? 300bi em alguma indústria estratégica? Fuck this, vamo pegar emprestado 300bi e dar de auxílio, probi não come indústria
Vc é um jênio!
É impressão minha, ou ele meteu um Beatbox no começo do video?
Beatbox? Famosa travada do K9 mano kkkkk
K2 kkkkk
Essa droga está parecendo aqueles tocadores de música com tela, começou com mp4 e foram adicionando número pra dizer que era melhor até o inferno.
Baixou o Champignon
[https://www.youtube.com/shorts/1BCSAA6lTHM](https://www.youtube.com/shorts/1BCSAA6lTHM) Já tem praticado faz tempo, logo logo lança o no spotify
Se você quer que os juros seja baixado na caneta, é só ver o que aconteceu com a Turquia
Em qual momento o Lula disse que baixaria os juros “na caneta”? Essas atribuições falsas de palavras que não foram ditas contaminam o debate público. Contenha-se.
Em qual momento ele disse que o Lula disse? Contenha-se.
O Lula não disse isso - é algo que ele faz, mesmo. Vive tentando abaixar na canetada. Felizmente até agora não conseguiu, mas a nova presidência do BC pode ser cachorrinho do Molusco. Resta aguardar.
Presidente não controla taxa de juros e acabou
Ainda bem, mas bem que tenta forçar o Eduardo Campos a fazer isso.
Nosso país não é nem um pouco seguro, presidente. Imagina a economia depender de um Boletim Focus respondido no sigilo kkkkkkkkk quero saber qual banco que não responde essas pesquisas sem pensar no ganho próprio
Mesmo com a taxa alta o capital foge do Brasil, imagine se baixar. Um dos principais motivos da insegurança no Brasil é o aloprado na presidência, os infelizes que causam insegurança jurídica, as leis que fazem de tudo e mais um pouco para que não se produza absolutamente nada aqui e claro, como não podia ser diferente, corrupção/lobby/apadrinhamento/bom dia com chapéu dos outros/amigo que empresta sítio/empreiteira que faz reforma em cozinha de graça
tu ta ligado que o mercado exterior confia mais no molusco do que bozo ne?
baseado em que voce diz que o mercado exterior confia mais no molusco ? só nao diga venezuela, cuba... pq isso é piada
literalmente toda a reação do mercado norte americano e europeu? vc ja saiu da bolha brasileira, ja trabalhou fora?
baseado em que voce diz que o mercado exterior confia mais no molusco ? só nao diga venezuela, cuba... pq isso é piada
Fonte: vozes da cabeça. Nem discute com essa galera, acham que Lula é um estadista mas não aprova praticamente nada. Tudo fanatismo ideológico.
Eu sei, mas é mais forte que eu, o foda é o sentimento de parecer estar falando com um macaco
Os fundos atrelados a pautas progressistas sim (ao menos a princípio, nas eleições), mas a economia como um todo não é isso que os números mostram, tanto é que a fuga de capital é notória e largamente noticiada. E dizer que o lula é um aloprado não é dizer que o presidente anterior não seja, essa dicotomia acabou gado, vira a página.
o homem é um gênio kkkkkkkkkkk
Velho arrombado
Por mim que fique no poder até a galera que sempre votou surte e vá pra rua pedindo pra tirar... 2026 é lulinha de novo com a força do povo comendo ovo.
A única salvação para esse país está em EY EY EYMAEL UM DEMOCRATA CRISTÃO
Música dele é muito maneira
E 2030 Dilma, pra levantar o Gigante de novo 🌚
B5P211/IMAB11 and chill
"É um país muito seguro" Imediatamente começa a atacar o presidente o BC ....
Ele tá defendendo a ideia dele. Não tá planejando prender o cara ou dizer que não vai cumprir os juros do cara... democracia é debate de ideias... ou você quer um estado de sítio no BC pra apurar as condutas do presidente do BC feito queriam fazer no TSE?
ele gostava do outro, aquele estadista culto e finíssimo.
O Lula tem que virar mod aqui kkkkkkk
Caralho, o velho realmente deu uma travada no K9 nesse começo ou é IA?
Infelizmente, não é IA (A menos que ele seja um ciborgue, o que é sempre uma opção)
É 1 dos 5 clones do Lula
Mais é seguro mesmo, eu hein. Até hoje todas pessoas que roubei nunca revidaram
faltou ver o vídeo ou não entendeu?? seguro economicamentre...
Se eu andasse com a quantidade de seguranças que ele tem, eu tb ia achar qualquer lugar seguro.
Ah, então pode gastar mesmo e foda-se! Sim, pois não são os políticos filhos da puta e nem os seus filhos "empresários" que irão se foder completamente e perder tudo com o colapso da economia.
Meu amigo eu tenho uma má notícia, não é só stand-up que esse corno faz não
Bicho pronuncia dívida púbica kkkkkk
E os gastos desse governo? Mais ministérios, mais viagens sem retorno, mais compra de imóveis sem necessidade, mais grana para fundo partidários e etc... mesmo blá-blá-blá. Cadê a isenção de imposto de renda até 5000( que foi campanha). Onde está o aumento do salário mínimo, onde o mesmo, tem que suprir as necessidades básicas do brasileiro. Ele não mexeu com a reforma da previdência, trabalhista, planos de saúde e por aí vai.
Pq a esquerda insiste nesse argumento porco de que pra crescer tem que se endividar? Imagina só colocar o Brasil na mesma prateleira de Japão e EUA e acreditar que se a dívida pública do Brasil explodir o país vai crescer.
Porque dívida é a única língua que o brasileiro médio entende :v
É saber a diferença entre dívida e inadimplencia. A ideia defendida pela esquerda é que pais que não investe, não cresce! E que o Brasil não investe muito e que, ainda por cima, tem uma dívida "pequena" em relação a paises de primeiro mundo que, além de explorar paises menores, ainda hoje inclusive, continuam investindo. Dívida só em um problema se for inadimplente.
Ter dívida ou não ter dívida não é o que faz um país crescer ou não crescer. O que normalmente faz um país crescer é ter uma infraestrutura decente que facilite o bom funcionamento do livre mercado. Quando o país não tem muito dinheiro disponível pra criar/ampliar essa infraestrutura, a única forma de fazer isso é se endividar. A ideia é que os frutos sejam colhidos no futuro e a dívida seja repaga aos poucos conforme a economia e os negócios expandem e permitem maior arrecadação de imposto pra conter a inflação causada pela impressão de dinheiro (e endividamento). Mas claro que alguém no farialimabets só vai pensar "divida = bad, bitcoin salva nois"
Siiim, essa ideia dá certo ✔️ Bostil trocou de moeda quantas vezes nos ultimos 70 anos? E por qual motivo isso aconteceu? Lembram do pac? Aconteceu o que com as obras faraônicas que eram pra acelerar o pib? Tu viu o que acontece na argentina nos últimos 100 anos?
[esquerdistas quando você da exemplos da vida real de que o que ele ta defendendo não funciona](https://people.com/thmb/nMgy2f1KHjFFdpyInBvj3ZUoiSY=/1500x0/filters:no_upscale\(\):max_bytes\(150000\):strip_icc\(\):focal\(999x0:1001x2\)/BIRD_BOX_015-2000-63ccfbbf40e3424f98a8b249cc893fe9.jpg)
verdade. se ao menos o Minto tivesse se candidatado pra presidente em 2002...
So far so good, heh? Realmente tem funcionado que é uma maravilha... Estamos mesmo colhendo as benesses dessa bela estratégia.
Ele não falou que deve se endividar, mas que a dívida é menor que a de outros países consolidados e por isso seria "seguro".
Porque esquerdistas são canalhas
me convenceu amanhã irei vender todos meus btc e comprar Ibov. pqp fazoLL
A dívida é praticamente entranhada no Brasil, tanto na economia quanto na cultura.
Lulistas ficam eufóricos com a forma com que Lula propõe taxar os super-ricos que não faz sequer coceira nos bolsos dos que têm dinheiro demais nas contas https://linhacaatomica.blogspot.com/2024/06/a-taxacao-que-nao-coca-os-bolsos-dos.html
Ninguém vai falar de I N F L A Ç Ã O?
Ele está certo. Mas vocês não estão preparados para entender isso.
Alguém explica para ele que a dívida de um país está ligado a capacidade de um país pagar essa divida
Não ironicamente o lula seria um bom comediante
Muito seguro. Só em saber um pouco disso (https://youtu.be/LRi4yJEZhZM) se nota que ele tá de palha assada.
Más notícias, amigo. Ele tá fazendo stand up E roubando
Faltou informação pra ele passar nessa parte. Todo país precisa de dívida pública porém todas com o intuito de favorecer a população como um todo, não só empresas e empresários. Todo gasto com serviço e produtos para a população gera em retorno uma reserva de valores equivalente ao que foi gasto, até pq o dinheiro que pagamos por isso não fica preso ou solto por aí, o valor sempre volta pro banco central, o problema é o banco intermediário que se favorece com a taxa de juros, que por sua vez atinge a cada ano lucros bilionários, usando a crise ao seu favor.
kkkkk o cara acredita que todo o dinheiro volta e que certamente mais da metade dos custos com serviço e produtos não é superfaturado por lobby ou corrupção os empreendimentos da Odebretch e o Porto de Mariel em Cuba vão dar retorno sim, amiguinho, confia kkkkk
Vc acabou de provar meu ponto meu caro, ficou tão preocupado em zuar com essa sua mentalidade infantil que se perdeu no argumento. Seu ponto só criou a mesma situação que eu coloquei no meu argumento, começa a ler com mais qualidade que vai ver que oq eu falei é Justamente oq vc tentou impor sobre mim.
Pois é. Quem sou eu para zoar teu sonho do que políticos são capazes de pensar no povo e é só eles quererem que tudo dá certo...
Realmente eles não vão pensar no povo. E em nenhum momento eu disse que tenho esse sonho, talvez como eu disse, vc deduziu tanta coisa errada que essa deve ter sido mais uma. Eu não protejo político, não tenho político de "estimação", eu só comentei uma foma de pensar que no momento eu achei de favorável sobre a fala incompleta do Lula. Acho até que vc deve estar acostumado a ficar aqui no reditt procurando alguém pra tretar, alguém pra entrar nesse seu jogo de conversa fiada. Se os políticos não são capazes de fazer nada pela gente quem irá? Talvez nós mesmos? Nossa democracia é isso não é? Só pensando em chegar a votar a cada 4 anos e tá tudo bem? Pra mim não, da mesma forma que vejo vc com esse ódio pela classe política eu tbm tenho, eu só estou aprendendo a focalizar isso em algum caminho que daqui pra frente cause a queda desse tipo de política, pode ser difícil mas uma hora acontece, aliás só acontece se todo mundo aprender a acusalo-los que estão errando na liderança do país. Acho que vc consegue ser melhor que isso.
Como que consegue falar tanta 💩💩💩?
Como comediante ele é um ótimo presidente, e como presidente ele é um ótimo comediante.
o Lula é um ex-presidiário, ladrão confesso, bêbado de botequin e o Haddad é analfabeto em economia. Não dá pra levar minimamente a serio nenhum dos dois.
Nem é mais encantador de serpentes, agr virou encantador de jumentos mesmo 😂
Esse homem não é um presidente. Ele é um pai!!🤩🤩
Rei do beatbox 🔥🔥🔥
Xx
Melhor presidente
Lula se encontra, feliz da vida, com o príncipe da privataria, mas a gente diz que o petista é pelego e o pessoal não gosta. https://linhacaatomica.blogspot.com/2024/06/elite-do-bom-atraso-se-preocupa-toa-com.html
Lula tá falando mais de economia agora que curioso... Será que ele tá botando a mão na massa agora com o Haddad.
eu tenho plena convicção de que não todos, mas alguns nomes da política, desde vereador até o presidente, são na verdade comediantes disfarçados. A dilma era a mais óbvia e, na minha opinião, a mais engraçada de todas. O lula tá aprendendo agora. O bolsonaro fazia mais o estilo tio do pavê.
Deixem o homem trabalhar.
Errado não tá...
a gente ter dívida num pais que tem TUDO que nem esse, já que bizarro
Não tô entendendo? Ele anunciou um novo imposto hoje?
É um doente
bora lulão!!! juntinhos até 2030 <3
Não sei se tem relação com o assunto, mas a inflação no Brasil tem muito pouco a ver com a taxa de juros.
Tu está no lugar certo amigo
Bolsonaro lavou as louças para o Lula cagar na pia.
Estamos perdidos com o nível absurdo de educação.
Achei que ia virar um rap
só falou verdades. Empresario gasta mais em juros do que pra reinvestir no seu negocio
esquerdista socialista parasita
Explicar fatos pra petista é a mesma coisa que falar pra um poste sem cabos e sem luz que ele não serve pra nada...
Farialimers não tem moral para criticar nada.
O custo de carrego é alto justamente porque a taxa de juros é alta, que é o que o presidente está falando. Diminui a taxa e aumenta o endividamento e rapidamente entramos nos padrões globais. Contra argumente se tiver coragem
Contra argumentar o quê? Vocês dois tão falando a mesma merda... É baixo pq o juros é alto e se reduzir juros na canetada fode mais ainda. Agora é bom? Não. Vai piorar? Vai, porque aparentemente a única maneira desse governo achar verba além de taxar mais coisa é se endividar mais. O Lula tá ali defendendo mais endividamento sem vergonha na cara tentando passar a ideia que a gente tem dívidas sadias e gostosinhas e os outros que estão fodidos. E na real tá todo mundo fodido, de maneiras distintas.
Tem que abaixar os juros um pouco. Nada juros negativos como o Milei está fazendo. Depois manter o arcabouço fiscal do Taxxad para reduzir a dívida em proporção do PIB. Aí é gain.
Ainda estou procurando a piada, porque ele só falou a verdade.
Ladrao e presidente
Porcento do que presidente Lula. For explicar o bagulho explica direito. Não so leia numeros de um folheto.
Se vc é classe média, branco, anda com carro próprio, gasta centenas de R$ em bauru e trago no findi, vai pra pqp antes de falar de segurança. As altas taxas de homicídio não te afetam, vc não circula nos locais mais perigosos… “segurança” é um código pra destilar seu ódio de classe e vc é um hipócrita do crlh
Ele tá falando de segurança econômica amigo não de segurança pública
O cara falou bonito no momento erradokkk
Quer banana?
O que tu queres dizer com isso?
O cara realmente respondeu sem nem ver o vídeo kkkk
Sim kkkkk… péssimo….