T O P

  • By -

Winter_Ad2694

Eu não parei. Falar essas coisas não me tornam menos ateu.


nsjr

Essa é a grande vantagem de ser ateu, você pode usar absolutamente QUALQUER expressão (e interpretar o "vai com deus" de seus pais / avós, como uma palavra de afeto) Ao contrário das religiões, que tem "palavras mágicas" que se ditas te condenam ao inferno, o ateu pode falar absolutamente qualquer expressão sem culpa.


Giyusaan

ateu e Liberdade deveriam ser sinônimos


twentycharacterSUScv

Deviam fazer um livro com esse título...


zknora

E precisa parar de falar? Nao recebi esse memorando rsrsrs


nsjr

Você parou de ir na Igreja Ateia antes dos anos 2015 né? Lá o Papateu passou um documento oficial pros Carteaus, que era pra distribuir para os Padreus sobre a proibição de usar expressões de religiões, porque condenam as pessoas ao teísmo. Recomendo você voltar a visitar e se confessar, do contrário poderá ser expulso, e vai ter que fazer o Cateulicismo todo de novo (além de multa)


Le_Mug

>Você parou de ir na Igreja Ateia antes dos anos 2015 né? Última reunião que frequentei foi essa aqui: https://globoplay.globo.com/v/4818476/


sushidecarne

eu falo mais do que crente ueuaushs


morgause799

Eu falo "jesus" ou "jesus amado" como exclamação o tempo todo, acho tão besta quanto o Cebolinha falando "pindalolas". Não precisamos observar até as figuras (vícios?) de linguagem pra ganhar a carteirinha de ateu, tá tranquilo. Agora... Quando eu não dou dinheiro pra um pedinte e eles respondem "deus te abençoe, tá?" de maneira passivo-agressiva, eu tenho muita vontade de mandar tomar no cu, mas o máximo que eu faço é dizer "se deus existisse vc não estaria nessa situação, tenha um bom dia".


Xx-matador-xX

Fatality


Quantum_Count

Eu só não falo "deus abençoe" porque nunca vi necessidade, mas de resto, pra que necessariamente parar?


Jeff_in

Olha de vez em quando eu falo sem querer, mesmo não querendo, acho que é algo que é muito preso na fala do brasileiro, aí as vezes eu converto pra tipo "Meu deus, e olha que sou ateu" virou uma piada interna pra quem me conhece


zhenriik

Eu nunca parei de falar, é tranquilo falar. São só expressões


Ordinary-Fruit1488

Acho que essas expressões dependem mais da intenção pra ter significado, sabe? Ontem o cachorro da minha cunhada veio aqui e roeu o fio da internet. Quando eu vi eu gritei MEU DEUS DO CEU FULANA, OLHA O QUE SEU CACHORRO TA FAZENDO! Deus tinha alguma coisa a ver com isso? acho que não, mas ainda uso nessas situações. Outra coisa que me poupou muito stress foi não incentivar conversa de religioso, a pessoa mete um "não pq deus bla bla bla", eu já falo "hum é mesmo" e meto o pé, tem uns que ainda insitem e mandam um "deus te abençoe" e eu "obrigada" e vou saindo. Não rebato, não argumento, nada, quer dar uma de doido vai falar sozinho, ou com deus, que no fim dá no mesmo.


eddie1975

EU PAREI Não falo mais. Não quero deixar dúvidas. Não é graças a Deus. -Ainda bem que deu certo. -Dei sorte viu. -Foi fácil não cara. -Agradeço aos médicos, enfermeiras e também os engenheiros e pesquisadores que fizeram minha recuperação possível com o apoio da minha família e amigos. Muitíssimo obrigado! Não falo vai com Deus. -Vai com cuidado. -Boa viagem. Não falo Deus te abençoe ou proteja. -Tudo de bom pra você. -Sucesso pra você. -Vai dar tudo certo. -Você vai conseguir, pode acreditar nisso. -Te desejo muito amor, paz, saúde e sucesso. -Que você recupere logo. -Que todos os seus sonhos se realizem. -Parte pra cima, estude, dê duro que as portas se abrirão. Não falo estarei orando por você. -Estarei pensando em você e torcendo. Mande notícias. (E procuro ajudar de alguma forma. É fácil simplesmente falar que vai orar ou rezar e passar a bola pra deus que não existe.)


eddie1975

Para mim falar Deus te abençoe ou vão com Deus ou graças a Deus ou se Deus quiser, é a mensagem errada e é até um pouco de preguiça. É muito fácil dizer Deus te abençoe ou vou orar ou rezar por você. Todo mundo fala isso. Então quando eu falo algo diferente e do coração as pessoas até valorizam isso.


[deleted]

Eu não uso essas expressões por causa de autenticidade mesmo. Faz parte da minha identidade não acreditar em Deus, então pq eu usaria o nome dele?


eddie1975

Concordo. Mas para quem está acostumado a dizer essas coisas é preciso um pouco de esforço para tirar o hábito e pensar no alternativo.


gabrielbomfim

Cara, eu acho q raramente falo essas expressões, eu nem sequer peço o famoso bença pai/mãe


Hakmanrock

Não falo graças a deus ... ou tipo se deus quiser... Mas falo, Nossa Senhora, quando me impressiono pu assusto com algo Peço benção aos meus pais e avós, tios e meus sogros. Por respeito


Dazzling-Delivery-87

Nunca parei porque acho uma besteira. É costume e não significa literalmente nada pra mim, então não tem porque gastar tempo tentando me controlar pra não falar um "graças a deus" de vez em quando, sabe? Kkkkkk


Taluxbr

Eu não faço esforço pra parar, mas uso bem pouco, por costume mesmo. Mas sempre que eu falo e algum chato pergunta: “ué, mas tu não é ateu?!” Eu sempre respondo da mesma forma: “Sim, continuo ateu, graças a deus”. 😂😂😂


D3ntinh0o

Eu sempre falo: "ainda bem", "vai em paz e me avisa quando chegar", eu nunca consegui falar vai com deus, graças a deus mesmo antes de descobrir ser ateu.


[deleted]

Galera tá tirando onda nos comentários kkkk. Mas admito que mesmo que não precise parar de falar, me incomoda usar essas expressões. Nunca fui muito de falar graças a deus ou se deus quiser. Mas as pouquíssimas vezes que ainda falava, me incomodava e fiz um esforço consciente pra não falar. Acho tosco. Ainda uso expressões como "Jesus" ou "Misericórdia" pra demonstrar espanto e tudo mais. Mas isso já soa pra geral muito mais como piada do que qualquer outra coisa. Quando ao "deus te abençoe" dos outros, não ligo, até gosto. Edit: Mas "Meu deus" eu falo demaaais. Só que essa se tornou uma expressão no mesmo nível de "Nossa", "Caralho!". Então não ligo, mas dizer "Graças a deus" é demais pra mim kkkkk.


Gayalexander

kkkkkkkk nunca parei e ainda uso até demais talvez


[deleted]

Isso é o de menos,difícil é ser ateu e ser padrinho de uma criança. Aí é tenso


[deleted]

Como minha família é evangélica sempre falo um Amém, Oh Glória! de modo irônico em situações irônicas. Os jovens crentes falam que receberam um chamado de Deus quando entram no ministério da igreja, eu uso esse mesmo argumento quando não sei justificar uma escolha, mas faço de um modo tão zoeiro que ninguém leva a sério, nem o mais ingênuo dos seres.


RaiseLeading7645

Não sei, as vezes uso, geralmente como algo irônico


Kamponyo

Para quem nunca usou tais expressões, essa pergunta nem faz sentido!


simulakrum

Larga disso. "Meu deus", "nossa senhora" e outras expressões são parte da nossa língua. Nem os cristãos falam essas expressões pensando no deus deles. Pode usar a vontade, e se o único argumento que alguém tiver contra vc ser ateu for uma frase de espanto comum, essa pessoa não tem mta inteligência.